O que todos queriam agora é realidade.
O melhor laser de depilação do mundo muito mais rápido e praticamente sem dor.

O novo LightSheer Duet traz tudo o que todos pediam, juntou a eficácia já conhecida do aparelho com uma grande redução no tempo de tratamento e a dor reduzida dramaticamente.

Preencha o formulário e saiba mais

Clinica Mariangela Santiago Seja Bem Vinda(o)11-3044-0949English VersionVersion Español

Preços e Procedimentos

Se deseja receber informações sobre preços de Procedimentos, preencha o formulário abaixo.


 

Preços &
Procedimento

Indice

Finalidades Estéticas

A Rinoplastia é a cirurgia plástica do nariz, feita para diminuir, aumentar, dar forma a ponta, ao dorso ou as asas nasais, obtendo-se um nariz natural, harmônico e equilibrado com as proporções faciais.

Os narizes são considerados harmônicos e bonitos, quando se obtém um resultado natural, imperceptível aos outros.

A plástica de nariz deve ser feita de uma maneira cautelosa, para evitar os narizes arrebitados e estigmatizados.

Voltar ao Indice

Finalidades Funcionais

Quando o paciente apresenta dificuldade respiratória por desvio de septo, ou hipertrofia de cornetos, pode ser indicado correções funcionais, que podem ser realizadas no mesmo ato cirúrgico da Rinoplastia estética. Sendo cirurgiã Crânio-Maxilo-Facial, tenho o conhecimento necessário para realizar estas correções funcionais.

Voltar ao Indice

Indicação

A Rinoplastia é indicada quando existe uma desproporção inestética do nariz em relação à face, seja em tamanho, forma ou simetria (desvio)

As deformidades nasais normalmente são por uma desproporcionalidade entre o dorso e a ponta.

Voltar ao Indice

Tipos de Narizes– Características Anatômicas

Basicamente podemos descrever três tipos de narizes com as suas variáveis dentro de cada tipo e raça:

Nariz Caucasiano: característico dos italianos, gregos, árabes, espanhóis, etc., ou seja, descendentes da raça branca. O dorso é alto e projetado, pelo excesso das estruturas ósseas e cartilaginosas, com a ponta voltada para baixo e a pele geralmente é fina.
 
Nariz de Batata, Nariz de Coxinha, Nariz de Panela, Nariz Mestiço, o nariz negroide ou não-caucasianoNariz Negróide: Popularmente chamado como Nariz de Batata, Nariz de Coxinha, Nariz de Panela, Nariz Mestiço ou não-caucasiano. O Nariz Negróide é característico da raça negra e seus descendentes apresenta-se com o dorso baixo, por pouca estrutura óssea e cartilaginosa, com a ponta bulbosa, asas alargadas e a pele grossa e oleosa.
 
Nariz Oriental: característica da raça amarela (japoneses, chineses) e seus descendentes, apresenta também um dorso baixo com ponta larga, semelhante ao negróide, porem a desproporção dorso/ponta é menor que nos negróide.

Voltar ao Indice

Conceito Cirúrgico

O conceito básico para se realizar uma Rinoplastia, é restabelecer a proporção entre o dorso e a ponta. Seja no nariz caucasiano, negróide ou oriental.

Por isto cada nariz tem suas peculiaridades próprias, que devem ser cuidadosamente identificadas pelo cirurgião plástico, para que se possa realizar a Rinoplastia correta, evitando os estigmas.

Voltar ao Indice

Cirurgia

NARIZ CAUCASIANO - Basicamente os pontos de correções estéticas deste tipo de nariz são: 

  • Abaixar o dorso retirando o excesso das estruturas ósseas e cartilaginosas;
  • Remodelagem da ponta;
  • Encurtar e elevar a ponta;
  • Correção do desvio de septo, caso exista;
  • Estreitamento da base óssea através de fraturas orientadas dos ossos nasais, quando necessárias;
  • Liberação da musculatura depressora da ponta caso indicada.

NARIZ NEGRÓIDE – Seguindo-se o conceito de estabelecer uma proporcionalidade entre o dorso e ponta, os pontos básicos de correção deste tipo de nariz são:

  • Elevar ou aumentar o dorso com substancias do próprio corpo: osso, cartilagem. Ou utilizando materiais biocompatíveis. Ex: porex
  • Definição da ponta nasal, através de remodelagem das estruturas cartilaginosas da ponta;
  • Encurtar a ponta;
  • Correção do desvio de septo caso exista;
  • Estreitamento da base óssea através de fraturas orientadas dos ossos nasais, quando necessárias;
  • Estreitamento da base da ponta alargada, através da retirada do excesso das asas nasais;
  • Liberação da musculatura depressora da ponta caso esteja indicado.

NARIZ ORIENTAL – basicamente apresenta as mesmas alterações do nariz negróide, porem em um grau menor. Seguindo-se o conceito de estabelecer uma proporcionalidade entre o dorso e ponta, os pontos básicos de correção deste tipo de nariz são:

  • Elevar ou aumentar o dorso com substancias do próprio corpo: osso, cartilagem. Ou utilizando materiais biocompatíveis. Ex: porex
  • Definição da ponta nasal, através de remodelagem das estruturas cartilaginosas da ponta;
  • Encurtar a ponta;
  • Correção do desvio de septo caso exista;
  • Estreitamento da base óssea através de fraturas orientadas dos ossos nasais, quando necessárias;
  • Estreitamento da base da ponta alargada, através da retirada do excesso das asas nasais;
  • Liberação da musculatura depressora da ponta caso esteja indicado. 

Voltar ao Indice

Incisões

  1. As incisões são realizadas dentro do nariz, ficando estas cicatrizes escondidas.
  2. Existem situações em que é necessária a utilização de uma cicatriz na base da columela, onde se levantam os tecidos do nariz e desta forma sob a visão direta pode-se tratar as estruturas. Ficará uma cicatriz na base da columela que geralmente evolui de forma pouco aparente.
  3. Quando existe a indicação de ressecção das asas nasais (negróide e oriental) haverá uma cicatriz na base das asas nasais, que também evolui, geralmente, de forma pouco aparente.

Voltar ao Indice

Anestesia

Anestesia local associada à sedação ou anestesia geral, a depender de cada paciente.

Voltar ao Indice

Internação

Com o avanço das técnicas anestésicas, os pacientes geralmente retornam às suas casas no mesmo dia.

Voltar ao Indice

Pos–Operatório

  • Ao término da cirurgia é colocado um tampão em cada narina, para reabsorver o sangue que sai daí das incisões. Este tampão se retira normalmente com 12 horas. Quando existe tratamento do desvio de septo, o tampão permanecerá de 24 a 48 horas.
  • Também se coloca um curativo imobilizador sobre os ossos nasais. Este curativo é retirado entre 7 a 10 dias.
  • Depois realizamos uma microporagem por mais 15 dias para melhor acomodação dos tecidos edemaciados.
  • O novo nariz se apresentará inchado no pós-operatório imediato, sendo que gradativamente o inchaço vai desaparecendo. O resultado final do nariz acontecerá dentro de aproximadamente seis meses.

Voltar ao Indice

Resultados

  • O nariz quando bem operado, apresentará um equilíbrio natural entre o dorso e a ponta, de forma que se encaixará harmoniosamente na estrutura facial.
  • O resultado de uma rinoplastia é praticamente definitivo ao longo da vida, porém após os 60 anos, pode apresentar alterações em sua forma, devido as transformações da pele inerentes ao processo de envelhecimento. Contudo, isto não contra-indica uma rinoplastia em um (a) paciente aos 40 anos.
  • Os profissionais sérios trabalham para alcançar seus melhores resultados, pois cada paciente leva em seu nariz a assinatura do cirurgião. Porem a Cirurgia Plástica, é uma ciência inexata onde não se pode garantir resultados. Cada paciente tem sua resposta orgânica individual e pessoal na qual o médico não tem poderes para interferir. Por isto algumas pacientes tem melhores resultados que outras.
  • Agentes externos como sol, tabagismo, alcoolismo e drogas, entre outros, são fatores que atuam de maneira negativa sobre o metabolismo orgânico, interferindo nos resultados.
  • Seguindo as normas do Conselho Federal de Medicina não ilustraremos os resultados com fotos de pré e pós.

Voltar ao Indice

Complicações Estéticas

  • São as complicações decorrentes de alterações no resultado estético do nariz. 

    Ex: nariz muito arrebitado;
    Nariz muito baixo;
    Nariz muito curto;
    Nariz torto;

Complicações Funcionais

  • São as decorrentes de dificuldades na função respiratória:

    Ex: nariz torto por desvio do septo;
    Nariz muito pequeno que se fecha na respiração forçada.

Voltar ao Indice

Idade

Hoje, mudou-se o conceito de operar o nariz somente depois dos 18 anos. Com a evolução das técnicas e delicadeza dos materiais é possível operar um (a) jovem aos 15 anos, sem nenhum problema para o crescimento nasal.

Voltar ao Indice

Estudo no Computador

  • Existem alguns médicos que condenam o uso da imagem prévia do nariz no computador alegando que pode existir a garantia de resultado, quando a paciente vê previamente como seu novo nariz poderá ficar.
  • Tenho opinião contraria. Estou convencida que o estudo prévio no computador é benéfico, porque ajuda a (o) paciente a dissipar suas duvidas com relação à forma do nariz que ela (e) deseja ter.
  • É benéfico porque a (o) paciente pode perceber que aquele narizinho arrebitado, de determinado artista, não fica natural em seu rosto. Cada rosto tem suas proporções e equilíbrio, e é dentro destas proporções que o novo nariz deve estar em harmonia e naturalidade.
  • Há mais de 15 anos que utilizo a computação gráfica para Rinoplastia e outras cirurgias e só tive surpresas benéficas e agradáveis.
  • Havendo absoluta transparência e esclarecendo-se que o estudo gráfico do nariz no computador é apenas um estudo predicativo, a paciente entende que não é possível garantir o resultado. Existindo honestidade cientifica e profissional por parte do cirurgião plástico, não haverá ilusões e mau entendimento.

Voltar ao Indice

Perfilometria - Relação do Nariz com o Queixo

O nariz e o queixo guardam uma relação de proporcionalidade muito grande.

O posicionamento do queixo, mais para frente ou mais para trás, é de fundamental importância para determinar a proporcionalidade na face.

O queixo deve estar tocando uma linha vertical que passa pela raiz do nariz.

Da mesma forma o queixo apresenta uma proporção direta com o nariz.

Às vezes o paciente sente que seu nariz é grande, e na realidade é o queixo que é pequeno. Assim, corrigindo o queixo com um avanço, melhora-se o equilíbrio nasal.

Sendo assim, a Consulta Médica com a Dra. Mariângela Santiago é importante para esclarecer eventuais dúvidas além de diagnosticar se você possui indicação para este procedimento.

A Dra. Mariângela Santiago CRM 45.138 informa:

ATENÇÃO: As explicações disponibilizadas têm finalidade exclusivamente informativa e objetivam oferecer ao público uma visão prática a respeito do assunto. Conforme a SBCP recomenda que em caso de dúvida seja consultada a Cirurgiã Plástica para consideração das peculiaridades de cada caso.

Agende sua consulta médica para esclarecimento de dúvidas.

Voltar Acima Voltar Acima

 

Campanha Digital por Marketing Digital Médico

Todo conteúdo disponível neste site é de propriedade da Clínica Mariângela Santiago
Construção de web sites está protegido por Lei n. 9.610/9
® Copyright © 2006-2012
Socieidade Brasileira de Cirurgia Plastica ISAPS FILACP   Facebook Twitter LinkedIn Blogger

 

Dir. Técnico Resp. Dra. Mariângela Santiago, CRM-SP 45.138 - CIRURGIA GERAL - RQE nº 7678, CIRURGIA PLASTICA - RQE nº 11476