QUEIXO
Você já reparou como o queixo tem um papel fundamental no rosto?
Se ele não estiver em harmonia com os olhos, o nariz e a boca, certamente o conjunto facial não estará perfeito. “O posicionamento de cada elemento determina harmonia ou não no rosto”, explica a Dra. Mariângela Santiago.
Segundo a especialista, o queixo é um dos principais pontos de referencia no estado estético da face. “Ele deve tocar uma linha vertical que passa pela raiz do nariz”, ensina a Dra. Mariângela (veja fig. 1). Por isso, o posicionamento do queixo, mais para a frente ou para trás, é de fundamental importância para determinar proporcionalidade no rosto. Desta forma, queixos muito avançados ou retraídos podem ser corrigidos pela plástica, na busca de um melhor equilíbrio no perfil.
O procedimento é feito de acordo com cada caso e gravidade. “A cirurgia de queixo é indicada para corrigir deformidades no mento ou queixo, que podem ser anomalias do crescimento, defeitos adquiridos por traumatismo ou mesmo por doenças”, avisa a Dra. Mariângela Santiago.
Como é feita a cirurgia para:
QUEIXOS AVANÇADOS
Quem tem o queixo muito para frente deve fazer um reposicionamento apenas da região do queixo ou de toda a mandíbula. “É feito um corte no osso e ele é recolocado na posição”, alerta a Dra. Mariângela. As incisões, na maioria das vezes, podem ser feitas através de cortes internos na boca, sem cicatrizes externas.
No final da cirurgia, a pele se acomoda à nova estrutura.
Paciente com desproporção facial por apresentar a mandíbula e o queixo avançados. É realizada correção cirúrgica com reposicionamento do osso mandibular e do osso da região do queixo. A plástica é associada à rinoplastia para equilíbrio completo do perfil.
QUEIXOS RETRAÍDOS
A correção dos queixos repropostos é relativamente mais fácil, quando é necessário somente intervir na região do queixo. Para isto é possível avançar a região com próteses, que podem ser de silicone sólido ou de porex (polietileno poroso de alta densidade).
A intervenção é feita com anestesia local.
Quando o defeito é mais complexo e envolve também a mandíbula, o tratamento é realizado sob anestesia geral, porque a correção é feita sobre a mandíbula, na região dos ângulos e também na região do queixo.
CUIDADOS PÓS-OPERATÓRIOS
Geralmente o paciente fica com um curativo, um esparadrapo (micropore), por um período de cinco a sete dias e em ate dez dias já está apto para retomar às suas atividades cotidianas. “Porem é preciso muito cuidado, pois qualquer traumatismo nesta região pode alterar o resultado”, ensina a especialista. Durante o período de repouso são necessários cuidados especiais quanto à higienização, principalmente quando a incisão for dentro da boca. A alimentação dos primeiros dias deve ser à base de sopas, sucos, vitaminas e purês, isto é, alimentos em que a mastigação não seja intensa, que dificulta a fixação da prótese ou tirar o osso do lugar.
É recomendável também escovar os dentes com escovas macias e evitar friagem e sol.
SAIBA MAIS
- Antes do procedimento, o médico faz um estudo da face para ter uma ideia previa da proporcionalidade do rosto.
- Geralmente a cicatriz fica na parte interna (dentro da boca) ou na parte inferior do queixo, totalmente imperceptível.
- É utilizada anestesia local com sedação ou, em casas mais complexos, anestesia geral.
- A cirurgia dura em media 60 minutos.
A Dra. Mariângela Santiago CRM 45.138 esclarece:
Estas informações possuem apenas caráter informativo e oferece uma visão superficial de cada tema, a Dra. Mariângela Santiago recomenda uma consulta médica para indicação de procedimentos e análise individual de cada paciente.