T – ABC da Cirurgia Plástica

TRAUMAS DE FACE

Acidentes automobilísticos são as causas mais comuns dos traumas de face. O número de ocorrências desse tipo diminuiu depois da obrigatoriedade do uso do cinto de segurança e a presença constante do air bag nos carros. No entanto, ainda acontecem. Violência urbana, acidentes de trabalho e práticas esportivas também são causas comuns de fraturas faciais.
Portanto, usar equipamentos de segurança é de grande importância para prevenir lesões faciais. Esses traumas, quando mais graves, podem afetar, além da pele, a gordura, os músculos, os nervos e fraturar os ossos (nariz, mandíbula, zigoma -as maçãs do rosto- maxila e órbitas- ossos em volta dos olhos).
As consequências podem ser inúmeras, desde cicatrizes até retrações, alteração na visão, dificuldade na respiração, paralisia facial, má oclusão e perdas dentárias, além de deformidades severas e permanentes na face. Ou seja, a situação é drástica, pois envolve o lado psicológico pelas alterações no semblante.

OS PRIMEIROS PASSOS

Tão logo ocorre o acidente, é importante procurar um centro especializado onde existam médicos capacitados, para garantir que toda e qualquer lesão seja diagnosticada e tratada adequadamente.
Cuidado com os profissionais disponíveis nos Prontos Socorros, pois nem todos estão aptos a tratar adequadamente. Procure informar-se antes de autorizar que a cirurgia seja realizada, já que um reposicionamento errado das áreas danificadas pode causar sequelas às vezes irreversíveis. Para isto procure informações na Sociedade Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial. (www.sbcc.org.br).
Todos os profissionais pertencentes a esta Sociedade têm experiência em trauma facial. Também é possível se informar na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (www.cirurgiaplastica.org.br).
Ao chegar ao hospital, o primeiro procedimento é garantir que as vias aéreas estejam desobstruídas. Também é parte da rotina de limpeza profunda da área para remoção de todas as secreções, coágulos, tecidos soltos e materiais estranhos. A equipe médica examinará os possíveis ferimentos, as estruturas musculares, os nervos comprometidos, os dentes e os ossos que compõem a face e o crânio.

TRATAMENTOS POSSÍVEIS

Ferimentos e cortes na face são suturados logo depois do trauma. Com o paciente estabilizado, é preciso esperar algumas horas para que o tratamento seja feito em um hospital especializado. “É melhor fazer essa transferência do que fazer do que fazer as suturas em um lugar não capacitado, que poderá produzir sequelas graves em longo prazo”, adverte a Dra. Mariângela.
Da mesma forma, as fraturas podem esperar alguns dias até que o paciente e a família estejam seguros da capacidade do profissional que fará a cirurgia.
As fraturas são tratadas sob anestesia geral, em hospital e, na maioria das vezes, dentro de três e sete dias após o acidente. Hematomas e inchaços aparecem muito facilmente em traumas faciais, razão pela qual é necessário esperar um intervalo entre o acidente e o tratamento para a regressão do edema. Nesse período o paciente terá melhores condições de se submeter a exames radiológicos e hematológicos.
Os ossos fraturados são cuidadosamente reposicionados e fixados com modernas mini-placas e mini-parafusos. Este sistema de fixação possibilita a melhor consolidação dos ossos, com o retorno precoce destes pacientes às suas atividades profissionais.
O material é resistente, maleável e bem-aceito pelo organismo. Os pacientes normalmente se recuperam bem se forem tratados adequadamente desde o início, porém, também é possível que exista alguma mudança em seu rosto que necessite de cirurgias complementares de seis a 12 meses depois da cirurgia inicial para obter ótimos resultados.
“A face é a chave do reconhecimento e o centro da atenção e toda autoestima fica abalada, quando sua face fica desfigurada por um trauma”.

QUANTO ANTES, MELHOR

Se o paciente está em coma, é importante tratar as fraturas da face tão logo é liberado pelo neurologista. Dessa maneira, é possível evitar sequelas graves e às vezes irreversíveis. Depois que o paciente sai da UTI, é muito comum a família se esquecer de que existem fraturas faciais. O momento ideal de tratar as fraturas faciais é na época do acidente, mesmo que sejam dias depois, quando os ossos ainda não se consolidaram. Nesse momento, é possível reposicioná-los em sua anatomia adequada. Quando eles se consolidam de maneira desorganizada, é difícil refraturar e o cirurgião Crânio-Maxilar fica limitado com suas condutas cirúrgicas. E, a depender da gravidade das sequelas, é muito difícil devolver o semblante do paciente quando o tratamento das fraturas faciais é feito tardiamente. A finalidade do tratamento das lesões faciais é a restauração das relações anatômicas, das funções, bem como a recomposição da simetria e da beleza do semblante.

A Dra. Mariângela Santiago CRM 45.138 esclarece:
Estas informações possuem apenas caráter informativo e oferece uma visão superficial de cada tema, a Dra. Mariângela Santiago recomenda uma consulta médica para indicação de procedimentos e análise individual de cada paciente.

Clique aqui para agendar uma consulta.


TOXINA BOTULÍNICA

É o nome do produto que possui a Toxina Botulínica, proveniente da bactéria Clostridium Botulinum.

Sua aplicação é responsável pela paralisação parcial da musculatura durante um determinado período, sendo usado em diversas áreas da Medicina como nas contrações espáticas dos paraplégicos e nas neurocirurgias.

Na medicina estética o Toxina Botulínica é utilizado para a paralisação temporária da musculatura, atenuando as marcas de expressão e vincos de envelhecimento da pele.

Seu efeito é temporário. Dura, aproximadamente, 4 meses. Após esse período podem ser feitas novas aplicações.

INDICAÇÕES
Rugas da testa, sulco entre as sobrancelhas, os famosos pés-de-galinha, sulco naso-geniano, vincos ao redor da boca, do pescoço e colo.
Nos músculos infralabiais, eleva o canto da boca. E, no canto das sobrancelhas, deixa a expressão mais leve.

Sendo assim, a Consulta Médica com a Dra. Mariângela Santiago é importante para esclarecer eventuais dúvidas além de diagnosticar se você possui indicação para este procedimento.

A Dra. Mariângela Santiago CRM 45.138 informa:

ATENÇÃO: As explicações disponibilizadas têm finalidade exclusivamente informativa e objetivam oferecer ao público uma visão prática a respeito do assunto. Conforme a SBCP recomenda que em caso de dúvida seja consultada a Cirurgiã Plástica para consideração das peculiaridades de cada caso.

Agende sua consulta médica para esclarecimento de dúvidas clique aqui.

 


HORÁRIO DE ATENDIMENTO


Seg – Sex
8:00 – 19:00
Sab – Dom
Fechado

Contato


Ao longo dos meus trinta anos de minha experiência profissional como cirurgiã plástica, descobri que, sendo mulher, tinha uma identificação com minhas pacientes pelo fato de conjugarmos pensamentos, emoções e linguagens próprias de nossa condição feminina. Para mim, a cirurgia Plástica envolve conhecimento, engenharia e arte como dedicação, sensibilidade e paixão, buscando obter o resultado mais natural, harmonioso e equilibrado com o biótipo da paciente.

Redes Sociais

© Copyright 2025 Todos os direitos reservados. Clínica Mariângela Santiago