Blefaroplastia – Rejuvenescimento das pálpebras.
Se os olhos são a luz da face, as pálpebras são a moldura de um semblante jovial e descansado. Portanto, devem estar sempre leves.
A blefaroplastia é o nome que se dá à cirurgia plástica estética de rejuvenescimento das pálpebras. O envelhecimento dessa área externa dos olhos começa a ser notado ao redor dos 40 anos, devido a um excesso de pele com projeção de bolsas gordurosas inferiores e superiores.
O problema está ligado à perda de elasticidade da pele, que ocasiona flacidez dos tecidos e músculos, bem como a força da gravidade. Causas genéticas ou características familiares e raciais também exercem bastante influencia.
É muito comum que as sobrancelha também esteja caída.
As varias alterações na região comprometem a estética da face, deixando a pessoa com ar cansado e triste.
CIRURGIA
O procedimento cirúrgico convencional é feito através de incisões no sulco da pálpebra superior e na linha logo abaixo dos cílios na pálpebra inferior, com pequenas extensões laterais acompanhando rugas naturais já existentes.
O excesso de pele e bolsas de gorduras são retirados.
A cicatriz fica numa dobra natural da pálpebra, portanto praticamente imperceptível.
Na blefaroplastia subperiostal são efetuadas também a acomodação e elevação da musculatura da região do terço médio da face.
Essa cirurgia tem a vantagem de, além de rejuvenescer as pálpebras, erguer a maçã do rosto e suavizar o sulco nasogeniano (bigode chinês), dando uma refrescada na face.
É uma intervenção bastante interessante, quando ainda não há indicação de lifting facial total.
A anestesia de ambas as técnicas, é local com sedação. Normalmente, a cirurgia é realizada em caráter ambulatorial.
O paciente volta para casa no mesmo dia.
CUIDADOS PRÉ-CIRURGICOS
Avaliação clinica e laboratorial são necessárias para estabelecer se o paciente está em boas condições de saúde.
CUIDADOS PÓS-CIRURGICOS
Devem ser feitas compressas de água boricada gelada, nos 2 a 3 primeiros dias, para ajudar a diminuir os hematomas.
Os pontos são retirados em torno de 4 a 5 dias.
Costuma-se fazer drenagem linfática facial para eliminar mais rapidamente o edema (inchaço).
Retorno às atividades sociais após uma semana.
Exposição ao sol a partir do 5º mês, o que não impede de ir à praia desde que a pessoa use protetor solar e fique embaixo do guarda-sol.
Sendo assim, a Consulta Médica com a Dra. Mariângela Santiago é importante para esclarecer eventuais dúvidas além de diagnosticar se você possui indicação para este procedimento.
A Dra. Mariângela Santiago CRM 45.138 informa:
ATENÇÃO: As explicações disponibilizadas têm finalidade exclusivamente informativa e objetivam oferecer ao público uma visão prática a respeito do assunto. Conforme a SBCP recomenda que em caso de dúvida seja consultada a Cirurgiã Plástica para consideração das peculiaridades de cada caso.