Hoje vamos falar de Orelha
ORELHA
Contorno mais bonito para sua orelha!
Orelhas de abano são um problema muito comum, que acomete grande parte da população.
Geralmente ocorre devido a fatores genéticos. Dependendo do grau de abano e da circunvolução das orelhas, podem causar até traumas.
Nas crianças é bastante comum causar problema, principalmente na escola, quando na maioria das vezes elas são motivo de apelidos, provocando transtornos emocionais.
Nos adultos também causam os mesmos incômodos. Por isso, esta plástica pode ser feita a qualquer momento, mesmo na fase pré-escolar. É claro que é preciso esperar o crescimento de 90% das orelhas, o que se da na faixa dos seis a sete anos de idade.
Também chamada de Otoplastia, a cirurgia para corrigir as orelhas é simples. “Com uma incisão feita na parte de trás da orelha, é deslocada a pele da cartilagem no sulco da orelha com pontos internos”, explica a Dra Mariângela Santiago.
Geralmente é utilizada anestesia local com sedação.
PÓS-OPERATÓRIO TRANQUILO
A cicatriz é praticamente invisível e fica atrás da orelha.
Após a cirurgia é recomendado uso de atadura como curativo por 24 a 48 horas e faixa modeladora (tipo de tenista) por duas semanas.
“Os curativos protegem a orelha (principalmente em crianças), nos primeiros dias e evitam traumatismos locais”, alerta a especialista.
Os pontos são retirados depois de 7 a 10 dias e os curativos devem ser trocados diariamente.
Exercícios físicos são liberados depois de 2 meses.
Sol, vento e friagem devem ser evitados por 10 dias.
A Dra. Mariângela Santiago CRM 45.138 informa:
ATENÇÃO: As explicações disponibilizadas têm finalidade exclusivamente informativa e objetivam oferecer ao público uma visão prática a respeito do assunto. Conforme a SBCP recomenda que em caso de dúvida seja consultada a Cirurgiã Plástica para consideração das peculiaridades de cada caso.