A Cirurgia Íntima também é chamada de Ninfoplastia.
VULVA
Por definição a vulva é o nome que se dá à anatomia externa do aparelho genital feminino. A vulva compreende o monte de Vênus, os grandes e pequenos lábios, o clitóris e a entrada da vagina.
Nas mulheres chamadas “virgens”, ou seja, que ainda não tiveram sua primeira relação sexual encontramos uma membrana parcial, o hímen, que se rompe na primeira relação. Essa membrana é parcial para permitir a saída do sangue durante o período da menstruação. Existem os hímens chamados complacentes que são aqueles que não se rompem na relação sexual. A ruptura só acontecerá no nascimento de um filho por parto normal. Se for cesariana, a mulher continuará com seu hímen.
Antigamente, era uma tradição familiar que as jovens se casassem virgens, mas hoje, com o processo de libertação feminina, essa tradição está desaparecendo. E isso é muito bom, pois é importante que as mulheres e os homens possam conhecer sexualmente seus futuros parceiros e concluir se existe afinidade sexual entre o jovem casal para se evitar frustrações após o casamento por não haver conhecido previamente seu parceiro(a).
O processo de libertação feminina foi e é hoje uma grande conquista para as mulheres. Hoje, elas têm conhecimento de seus corpos e de seus desejos e sabem o que querem e esperam de seus parceiros. Desta forma, procuram buscar na cirurgia plástica melhora estética da região genital.
CIRURGIAS REALIZADAS
Monte de Vênus
O monte de Vênus pode estar gordinho e ficar muito marcado em uma saia ou calça e pode, assim, proporcionar situações embaraçosas para essas mulheres.
SOLUÇÃO – A lipoaspiração do monte de Vênus corrige satisfatoriamente o problema.
A cirurgia pode ser feita com anestesia local e em consultório, quando a área está restrita somente ao monte de Vênus.
Quando é associada à lipoaspiração de outras regiões, o que é muito frequente, a lipoaspiração é feita em hospital, com anestesia geral ou peridural, porque o volume aspirado é maior.
Flacidez do Monte de Vênus
A flacidez do monte de Vênus ocorre com o envelhecimento ou após perda de peso. Se a flacidez genital está associada à flacidez do abdome, o que é muito comum é possível corrigir no mesmo tempo da plástica de abdome. O monte de Vênus é tracionado com cautela, para evitar trações demasiadas que podem afetar a posição anatômica do clitóris. Qualquer deformidade nessa região pode prejudicar o desempenho sexual por isso, é importante tomar bastante cuidado.
Hipertrofia e Flacidez dos Grandes Lábios
A correção da hipertrofia dos grandes lábios também é um processo realizado no nível ambulatorial, com anestesia local. Uma faixa de tecido é retirada na parte externa dos grandes lábios para não se retirar a mucosa interna, que é lubrificante para a região.
Geralmente, a cicatriz se torna de boa qualidade e os pelos da região escondem. Na flacidez dos grandes lábios, podemos optar pela retirada da faixa de tecido ou então fazer enxerto de gordura para dar o volume perdido em decorrência da flacidez. Nesse caso, o processo consiste em retirar gordura de uma outra região do corpo e enxertar nos grandes lábios.
Hipertrofia ou Assimetria dos Pequenos Lábios
Essa cirurgia, também é realizada e ambulatório com anestesia local, retira o excesso de tecido da região.
Quando existe assimetria, é corrigido apenas o lado maior.
A cicatriz fica praticamente imperceptível porque estamos atuando em tecido de mucosa que tem um processo de cicatrização muito bom.
Sendo assim, a Consulta Médica com a Dra. Mariângela Santiago é importante para esclarecer eventuais dúvidas além de diagnosticar se você possui indicação para este procedimento.
A Dra. Mariângela Santiago CRM 45.138 esclarece:
Estas informações possuem apenas caráter informativo e oferece uma visão superficial de cada tema, a Dra. Mariângela Santiago recomenda uma consulta médica para indicação de procedimentos e análise individual de cada paciente.
Agende sua consulta médica para esclarecimento de dúvidas.