Objetivos
Reduzir o tamanho das mama.
Pode ser indicada para mulheres que tem as mamas aumentadas de tamanho, estejam as mamas caídas ou não.
Cicatriz
A cicatriz é em forma de T invertido abrangendo a aréola, o polo inferior e o sulco mamário.
Existe a possibilidade da cicatriz ser em forma de L, para casos indicados.
Apesar da cicatriz ser em T, esta é, a que pode dar um formato mais bonito a nova mama
Cirurgia
Geralmente a redução mamária é realizada sob anestesia geral.
Pode ser realizada com anestesia peridural mas, esta não é a escolha da cirurgiã, por achar muito perigosa a utilização de peridural alta, porem, existem muitos colegas que utilizam com sucesso.
Em alguns casos pode ser realizada com anestesia local associada a sedação.
O período de internação geralmente é de 12 horas.
Quando a paciente não apresenta condições seguras para retornar a sua casa, permanece por 24 horas.
Pós-Operatório
Usará um sutiã modelador que é colocado imediatamente após o término da cirurgia sendo utilizado por 30 dias, retirado somente no momento do banho.
Repouso absoluto em casa por 5 dias, com poucos movimentos dos braços.
Depois deste período pode realizar algumas atividades.
A depender da profissão é possível retornar ao trabalho, com certas limitações.
Guiar carros somente após 30 dias.
Aspectos sob o Ponto de Vista Feminino:
• Sensibilidade – Como mulher sei o quanto é importante a sensibilidade erógena das mamas. Por isto procuro saber da paciente se sua mama é uma importante zona erógena de prazer sexual. Se este fato é verdadeiro é fundamental usar uma técnica que não diminua esta sensibilidade, para que, depois de operada a mulher desfrute completamente da sua cirurgia. Caso contrário será frustrante ter mamas bonitas e harmoniosas, mas, sem desfrutar deste órgão sensual.
Importante ressaltar que existem mulheres, em que, suas mamas não são importantes zonas de sensibilidade erógena. Nestes casos o cuidado com a preservação da sensibilidade erógena é menor.
• Microporagem – A cicatriz passará por um tratamento especial de microporagem durante seis meses para permitir que a cicatriz resultante fique de melhor qualidade.
A microporagem é um processo de contensão da cicatriz, durante o período de amadurecimento.
O processo de cicatrização é individual e pessoal para cada paciente. Algumas cicatrizam de maneira mais favorável que outras. A microporagem ajudará no processo de cicatrização, mas não impedirá a formação de quelóides, caso exista a tendência.
Para a cicatriz queloidiana a cirurgia plástica dispõe de vários recursos para diminuir o seu aparecimento.
• Preenchimento interno – Há mais de 15 anos utilizo uma táctica, onde preencho com tecido da própria mama o polo superior.
Desta forma o resultado harmonioso da mama se preserva ao longo dos anos, não havendo queda e esvaziamento do polo superior mamário. Este fato se observa muito na mamoplastia redutora.
Esta tática é utilizada por outros colegas também.
Sendo assim, a Consulta Médica com a Dra. Mariângela Santiago é importante para esclarecer eventuais dúvidas além de diagnosticar se você possui indicação para este procedimento.
A Dra. Mariângela Santiago CRM 45.138 informa:
ATENÇÃO: As explicações disponibilizadas têm finalidade exclusivamente informativa e objetivam oferecer ao público uma visão prática a respeito do assunto. Conforme a SBCP recomenda que em caso de dúvida seja consultada a Cirurgiã Plástica para consideração das peculiaridades de cada caso.
Agende sua consulta médica para esclarecimento de dúvidas.