R – ABC da Cirurgia Plástica

RECONSTRUÇÃO DE MAMAS

Reconstrução mamária está sendo cada vez mais requisitada. Afinal, ela é a única forma de devolver o seio que foi removido devido ao câncer ou outra doença.
Pode se dizer que esta cirurgia plástica é um dos procedimentos disponíveis hoje mais gratificantes, tanto para a mulher quanto para o cirurgião. “Com os avanços da cirurgia estética hoje já é possível criar uma mama parecida com a mama natural, retirando os traumas e devolvendo a autoestima e feminilidade da mulher”, explica a Dra. Mariângela Santiago.

Existe a reconstrução de mama imediata e a tardia.
A imediata é realizada no mesmo ato em que a mama é retirada, parcialmente ou por completo.
Já a tardia é feita quando a mulher já retirou a mama e ficou com sequelas estéticas.
A Dra. Mariângela Santiago explica que, quando possível, o melhor é realizar a cirurgia plástica imediatamente após a remoção da mama (mastectomia). “Só assim evitamos mais traumas para esta mulher que está totalmente sensível”. Isto vai depender do tamanho e do tipo do tumor. Por isto é importantíssimo o autoexame das mamas e controle periódico através de mamografias e ultra-som. Desta forma é possível diagnosticar tumores de tamanhos reduzidos, onde se pode realizar a retirada parcial da mama e reconstruir imediatamente.

A depender do tipo do tumor e de pouco comprometimento dos gânglios axilares, também é possível realizar a retirada total da mama e fazer a reconstrução imediata.
Depois da retirada da mama, mastectomia, a reconstrução passa a ser tardia. O impacto psicológico que a mulher passa é muito grande e necessita da ajuda e apoio do marido e familiares.
“Existem vários tipos de reconstruções mamarias e é preciso avaliar cada caso para saber qual o procedimento é mais indicado para cada pessoa. O bom resultado vai depender da experiência do cirurgião, do tipo de mama e do tamanho do tumor. As duas mais comuns são a reconstrução de retalhos com tecido do próprio corpo”, explica a especialista.

RECONSTRUÇÃO COM EXPANSOR DE PELE

Essa técnica é mais simples e combina a expansão de pele com a colocação de uma prótese de silicone. “O expansor parece com um balão que ficará embaixo do músculo do tórax. Durante alguns meses é injetado uma solução de soro fisiológico que fará a expansão dos tecidos”. explica a Dra. Mariângela Santiago.
Depois que se expandiu o tecido suficiente para colocar a prótese, o expansor é removido e substituído pela prótese de silicone. Como na mastectomia, além do cirurgião remover pele ele também remove mamilo e aréola, eles são reconstruídos em um outro procedimento. “O mamilo é refeito na maioria das vezes, com parte do mamilo da outra mama, cartilagem da orelha ou com a pele da própria mama reconstruída a partir da pele situada na região interna das coxas, que tem a cor semelhante a da aréola”.

Pré e pós operatório de reconstrução tardia de mama pós câncer com a utilização de um expansor de pele e depois substituição do expansor por prótese de silicone.

RECONSTRUÇÃO COM RETALHOS

Outra técnica de reconstrução que pode ser feita é com tecidos transportados de outras regiões do corpo, como das costas ou o abdome. “O retalho é feito com pele, gordura e músculos. Este tecido de outras áreas do corpo e levado para a mama removida, através de um túnel escavado em baixo da pele do tórax”.
“Caso haja diferença entre a mama reconstruída com a natural, é recomendado fazer uma outra operação para aumentar, reduzir ou elevar a mama natural”, explica a especialista. A reconstrução da aréola e do mamilo segue o mesmo procedimento descrito anteriormente.
É importante ressaltar que se obtém mamas bonitas, porém todas as reconstruções apresentam cicatrizes.

Ilustração das regiões das costas e do abdome que são transportados para reconstrução de mama. Pré e pós-operatório de reconstrução de mama pós-câncer utilizando o retalho abdominal.

A Dra. Mariângela Santiago CRM 45.138 esclarece:
Estas informações possuem apenas caráter informativo e oferece uma visão superficial de cada tema, a Dra. Mariângela Santiago recomenda uma consulta médica para indicação de procedimentos e análise individual de cada paciente.

Clique aqui para agendar uma consulta.


RINOPLASTIA

A rinoplastia é a cirurgia plástica do nariz feita para diminuir, aumentar, dar forma à ponta, ao dorso ou as asas nasais.
A indicação para este tipo de cirurgia pode ser estética, se achar que seu nariz não é proporcional aos traços, ou funcional, para tratar distúrbios respiratórios. “Neste caso, pode ser tratado a parte estética e funcional na mesma intervenção”, avisa a cirurgiã plástica Dra. Mariângela Santiago. Mas é preciso ficar claro que a plástica do nariz não é feita para “copiar” o nariz de famosos ou de alguém que você considera bonito.
Cada pessoa tem um formato de rosto, características e etnia, e a rinoplastia deve ser feita sempre respeitando estes fatores. “Existe um equilíbrio estético entre o nariz e a face. Por isso, é muito importante que o cirurgião respeite este equilíbrio, para preservar a naturalidade do rosto.
“O melhor resultado é sempre aquele harmônico que fica imperceptível para os outros”, comenta a Dra. Mariângela.
Não existe idade para realizar esta plástica, mas é indicado fazer este procedimento depois dos 15 anos. Até este período espera-se que o nariz esteja totalmente formado e desenvolvido.

PASSO-A-PASSO DA CIRURGIA

Geralmente a rinoplastia é feita com anestesia local com sedação ou anestesia geral, dependendo da extensão do procedimento.
Durante a intervenção, a pele do nariz é separada da estrutura do osso e da cartilagem, para que o nariz seja esculpido para atingir o formato desejado. “Se a pessoa tiver osso sobressalente, este é raspado, cortado e/ou fraturado para chegar a forma ideal.
Para afinar a ponta, pode-se remover parte da cartilagem para que a ponta seja remodelada ou redesenhada, o que da beleza e leveza ao nariz.
Se o nariz é muito longo e caído, é necessário encurtá-lo, nas, de uma forma muito cuidadosa para não deixar o nariz arrebitado e artificial.
Se a ponta é caída e é tracionada para baixo quando a pessoa sorri, é necessário liberar a musculatura que está em conexão entre a ponta nasal e o lábio. Desta forma o nariz passa a ser uma estrutura anatômica independente da boca.
Já se o problema for nas asas nasais alargadas, elas serão remodeladas, com incisões internas ou externas (bem próximas da dobra entre as narinas e o rosto) avisa a Dra .Mariângela.
Todo o procedimento é feito em ambiente hospitalar por cerca de uma ou duas horas. Mas, dependendo do que será modificado, o medico poderá demorar mais tempo.
Depois de chegar à forma adequada, a pele é readaptada sobre a nova estrutura. Os pontos geralmente ficam no interior das narinas ou escondidas embaixo das asas nasais. ” Isto quer dizer que a cicatriz de dentro do nariz não é aparente”, afirma a Dra. Mariângela Santiago.

PÓS-OPERATÓRIO: É preciso repouso.

“Como é feito um curativo externo e os tampões nasais são internos, a pessoa deve ficar de repouso absoluto durante 12 horas, ou até a retirada dos tampões”.
“Quando é realizada a correção de desvio de septo, os tampões permanecem por mais 24 horas” alerta a Dra. Mariângela. Pode haver edema (inchaço) e equimose (rouxidão), que geralmente somem em até 30 dias. Para amenizar estes sintomas do pós-operatório, compressas frias ajudam a reduzir o inchaço.
Não é recomendado que o local operado sofra exposição solar pelo período de dois meses.
Deve-se evitar calor (sol, banhos e ambientes muito quentes, etc.), pois o calor leva ao aumento do edema.
“O nariz também não pode sofrer qualquer batida ou trauma por dois meses, pois se foi feita uma fratura dos ossos nasais, um trauma pode levar ao deslocamento ósseo. A maioria dos sinais da cirurgia desaparece dentro de duas a três semanas”, ensina a Dra. Mariângela Santiago.
Como o nariz demora até seis meses para desinchar, o resultado final será visto de seis meses a um ano.
Mas isto não quer dizer que neste período você não verá nenhuma modificação. Logo após o procedimento já da para notar um novo nariz.

Converse francamente com o seu médico

Assim como toda cirurgia, na rinoplastia é importante você dizer ao seu medico durante a consulta se tem alguma alergia, se é consumidor de álcool, drogas ou fumo (de qualquer espécie) e se está fazendo uso de algum medicamento.
A aspirina, por exemplo, pode alterar a coagulação sanguínea, levando a hemorragias e sangramento.
Também não se esqueça de discutir com o seu medico os fatores que podem influenciar o procedimento e o resultado que você tanto espera.

ESTUDO NO COMPUTADOR

Existem alguns médicos que condenam o uso da imagem previa do nariz no computador alegando que pode existir a garantia de resultado, desde que a paciente veja previamente como seu novo nariz irá ficar.

Em sua experiência a Dra. Mariângela Santiago tem opinião contraria. Ela está convencida que o estudo prévio no computador é benéfico, porque ajuda o paciente a dissipar suas duvidas com relação à forma do nariz que ele desejava ter. “É benéfico porque o paciente pode perceber que aquele narizinho de determinado artista não fica natural em seu rosto. Cada rosto tem suas proporções e equilíbrio, e é dentro desta proporção que o novo nariz deve estar em perfeita harmonia e naturalidade. Há mais de 10 anos que utilizo a computação gráfica para rinoplastia e outras cirurgias e só tive surpresas benéficas e agradáveis”, comenta a Dra. Mariângela.

Havendo absoluta transparência e esclarecimento sobre o estudo gráfico do nariz no computador como apenas um estudo predicativo, não é possível garantir o resultado.

No momento da cirurgia outros fatores e variáveis orgânicas individuais de cada um, entram em cena e determinam o resultado final. “Existindo honestidade cientifica e profissional por parte do cirurgião plástico, não haverá ilusões e mal entendido, finaliza a médica”.

A Dra. Mariângela Santiago CRM 45.138 esclarece:
Estas informações possuem apenas caráter informativo e oferece uma visão superficial de cada tema, a Dra. Mariângela Santiago recomenda uma consulta médica para indicação de procedimentos e análise individual de cada paciente.

Eu aprovei! “Um novo nariz mudou minha vida” Stella Ignácio, 25 anos, atriz

Por mais que as pessoas me achassem bonita, o formato do meu nariz me desagradava e nenhum argumento seria suficiente para me fazer mudar de ideia. “Talvez ninguém notasse, mas a imagem refletida no espelho acabava com minha autoestima. Esse sentimento começou a afetar também minha vida profissional, porque tinha medo de ficar de perfil diante da câmera. Se não tivesse tomado a resolução de corrigir o problema, minha carreira teria sido interrompida em 1995. Por isso, consultei a Dra. Mariângela Santiago porque estava muito insegura e cheia de ilusões. Meu sonho era um nariz arrebitado e pequeno. Ela não concordou com a escolha e nem aceitou minha sugestão. Disse que aquele formato de nariz não combinava com os meus traços e iria afetar a harmonia do rosto. A doutora manteve sua opinião e, até aconselhou que eu procurasse outro cirurgião, pois jamais faria algo que comprometesse a beleza e a personalidade de um paciente. Gostei de sua franqueza e da seriedade que ela me passou. Confesso que até o ultimo instante fiquei em conflito. Será que estou fazendo a coisa certa. Hoje, tenho certeza que teria me arrependido se tivesse seguido minha fantasia e procurado outro medico. A cirurgia foi muito tranquila e feita com anestesia local e sedação. Não senti nenhum incomodo pós-operatório. O nariz ficou bonito e natural. Deu um charme especial ao rosto. O momento que não esquecer nunca foi a hora que me olhei no espelho e tive orgulho da minha imagem. A transformação era real. A cirurgia plástica não mudou apenas a estética, mas o meu comportamento diante da vida, e das pessoas. Tornei-me uma mulher segura e feliz.

A Dra. Mariângela Santiago – CRM 45.138 esclarece que este é um depoimento espontâneo e ilustrativo de procedimento realizado após consulta médica e indicação da cirurgia e com todos os exames médicos e laboratoriais necessários conforme recomendação do CFM.
Mesmo que este caso possa se assemelhar aparentemente com o seu, nenhuma conclusão pode ser tirada baseada neste depoimento, aliás, como em todo caso em cirurgia plástica, a consulta médica com a Cirurgiã Plástica Especialista é necessária para a tomada de quaisquer decisões.

Agende uma consulta médica.


HORÁRIO DE ATENDIMENTO


Seg – Sex
8:00 – 19:00
Sab – Dom
Fechado

Contato


Ao longo dos meus trinta anos de minha experiência profissional como cirurgiã plástica, descobri que, sendo mulher, tinha uma identificação com minhas pacientes pelo fato de conjugarmos pensamentos, emoções e linguagens próprias de nossa condição feminina. Para mim, a cirurgia Plástica envolve conhecimento, engenharia e arte como dedicação, sensibilidade e paixão, buscando obter o resultado mais natural, harmonioso e equilibrado com o biótipo da paciente.

Redes Sociais

© Copyright 2026 Todos os direitos reservados. Clínica Mariângela Santiago